Pense antes de falar: usando a inteligência emocional nas relações

Uma das qualidades de alguém que dispõe de boa inteligência emocional é saber a hora certa e a maneira certa de se expressar. Nem tudo precisa ser dito, e muitas coisas que queremos dizer, precisam do momento certo e da forma certa de serem expressados.

Catching up on office news

Não há nada mais elegante do que uma pessoa que sabe a hora certa de emitir uma opinião, e faz isso com maestria, sabendo a dose da assertividade.

O objetivo principal de uma boa comunicação é motivar o outro a atender à necessidade que estamos nomeando. Se a gente se expressa com impulsividade, o outro não escuta para entender e sim para reagir/responder.

Falar a coisa certa, na hora certa e da forma certa é uma ARTE. Uma arte que exige boa performance de nossa inteligência emocional e do nosso controle inibitório.

Geralmente em situações que abalam nossas emoções ou ferem nossos valores, tendemos a respostas impulsivas e reativas, e assim, perdemos uma ótima chance de sermos ouvidos e de nossa mensagem ser levada à sério.

Então uma dica: se você notar uma importante ativação emocional diante de uma situação estressora: ligue o botão de ALERTA. Mais vale que você não diga nada e dê um tempo para avaliar a situação em perspectiva, para só então decidir se quer mesmo opinar, e principalmente; como conseguir opinar de modo que os outros queiram verdadeiramente te escutar.

Aja com inteligência emocional no trato com as pessoas, e você será muito mais respeitado e validado em suas opiniões.

Faz sentido pra você?

Gostou? Então compartilhe!