Qual a diferença entre conversar com um amigo e com o psicólogo?

Certamente você já ouviu ou até mesmo disse a famosa expressão “todo mundo é meio psicólogo”. Essa é uma ideia muito comum no imaginário das pessoas porque, no fundo, acreditamos que o psicólogo é apenas alguém que nos escuta, assim como muitos de nossos amigos também fazem. E de fato, nesse ponto há familiaridade!

Porém existem alguns pontos que são cruciais pra gente entender a diferença entre falar de uma dificuldade com um amigo, e falar com um psicólogo.

O amigo é aquela pessoa que vai te dar conselhos pensando no seu bem, vai te oferecer “soluções e respostas prontas”, porém, muitas vezes esses conselhos terão como base as experiências, valores e visão de mundo dele. Talvez ele dirá a você o que ele faria se estivesse no seu lugar. E pode ser que isso te ajude muito, mas pode ser que não.

Se o seu problema for muito distante da realidade do seu amigo ele pode, na tentativa de ajudar, acabar tentando te distrair do problema ou até mesmo te incentivar a não pensar no problema. Ele pode, sem querer, invalidar seus sentimentos com falas como: “vai passar”; “é só você querer”; “pare de reclamar da vida” etc. Com certeza ouvir isso te deixaria ainda pior…

O psicólogo é um profissional treinado para compreender as diversas nuances do comportamento humano. Ou seja, quando você fala de um problema para o seu psicólogo ele não está vendo apenas o problema, mas sim, toda função do seu comportamento dentro de um contexto.

Ele vai relacionar a dificuldade em questão com sua história de vida e de aprendizado, e vai te ajudar a compreender as razões pelas quais você se comporta daquela forma. Além disso, vai te ajudar a identificar o que seria necessário fazer para você conseguir se comportar diferente (se for esse o caso). Todas as intervenções feitas pelo psicólogo são planejadas e intencionais, e tem como base alguma teoria onde ele embasa a prática clínica dele.

Então o psicólogo vai contribuir muito para seu processo de amadurecimento emocional e autoconhecimento pois vai te ajudar a compreender a relação de causa e efeito dos meus comportamentos e dificuldades. Além disso, o psicólogo vai te ajudar a desenvolver novas habilidades para resolver seus problemas – mas sempre respeitando o meu tempo.

O terapeuta procura compreender os problemas do paciente sempre do ponto de vista do paciente e não do seu próprio – a neutralidade da relação é importante por isso! O espaço da terapia é um espaço livre de crítica e julgamento, o que também nos deixa muito seguros para falar daquilo que temos medo ou vergonha.

Sabemos que muitos problemas não vão passar com o tempo, e inclusive tendem a piorar se a gente não cuidar adequadamente.

Relações de amizade são imprescindíveis para uma vida valiosa e com significado! E precisamos sim dos amigos para conversar, desabafar, nos acolher, rir com a gente e chorar com a gente.

Da mesma forma haverá momentos que o nosso amigo não conseguirá nos ajudar da forma como precisamos, nesses casos faz toda diferença contar com a ajuda extra do psicólogo!

Gostou? Então compartilhe!