Uma fase chamada Adolescência: mudanças físicas

Sabemos que a adolescência é uma fase de transição no desenvolvimento que envolve muitas mudanças, dentre elas: emocionais, físicas, cognitivas, e sociais. E elas podem variar dependendo do contexto e da cultura em que o adolescente está inserido. No texto de hoje falaremos sobre as mudanças físicas comuns da adolescência.

Veja se alguma dessas cenas te parece familiar: um adolescente em frente ao espelho tecendo uma dezena de críticas a si mesmo; um adolescente com vergonha de ir à praia por estar se achando acima do peso – mesmo estando no peso adequado; ou até mesmo um adolescente se comparando fisicamente com colegas da escola de forma bem distorcida e exagerada.

Se esse adolescente não foi você, com certeza foi alguém que você conhece, ou até mesmo, é o seu filho.

Uma característica comum nessa fase da vida são as chamadas “crise de autoimagem”, marcadas por um grande perfeccionismo, baixa autoestima, impulsividade e imediatismo. Na adolescência o corpo está sofrendo muitas transformações de peso, altura e formato – e cada uma dessas mudanças acontece de forma única em cada adolescente. Além disso, há um aumento normal na gordura corporal durante a puberdade, pois o corpo está se desenvolvendo e tomando as proporções de um corpo adulto. Sendo assim, é comum que algumas partes do corpo fiquem desproporcionais por algum tempo.

O problema é que a preocupação com a imagem corporal, que resulta da cobrança social sobre os padrões de corpo, leva muitos adolescentes (especialmente meninas) a se esforçar de modo patológico para controlar o peso. Além das cobranças culturais já previstas, muitos pais cometem também o grave erro de exigir dos adolescentes a conquista do “corpo ideal”, relacionando o ganho de peso a um possível problema de aceitação social, diminuindo a estima e aumentando o sentimento de incompetência, inadequação, solidão e culpa desses adolescentes.

Vale lembrar que o excesso de exigência com a estética nessa fase da vida é preditora para o desenvolvimento de transtornos alimentares e transtornos de imagem em adolescentes. Ter paciência, compreensão e acolhimento pode ser primordial como fator de proteção para eles.

A melhor forma de ajudá-los caso esteja ocorrendo um ganho de peso real que afete sua saúde, é buscar ajuda profissional para que o adolescente possa aprender a estabelecer uma relação saudável e equilibrada com a alimentação, bem como, com as próprias expectativas e exigências. Se estiver sendo adequadamente acompanhado ele será orientado a evitar as “dietas milagrosas” e o emagrecimento motivado pela estética, que na maior parte da vezes, traz grandes prejuízos à saúde física e mental.

Girl trying to decide what to eat

Além disso, a família pode buscar manter uma alimentação mais nutritiva para motivá-los, e buscar realizar atividades físicas regulares juntos. Além dos benefícios para a saúde, toda família poderá se beneficiar desses momentos de importante interação social.

Leia mais sobre essa fase chamada Adolescência:

Fonte:

PAPALIA, D. E.; FELDMAN R. D. Desenvolvimento humano [recurso eletrônico]. Porto Alegre: AMGH, 2013.

JENSEN, F. E.; NUTT, A. E. O cérebro adolescente: um guia de sobrevivência para criar adolescentes e jovens adultos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

Gostou? Então compartilhe!